Festival de Música da Rádio Nacional FM. Dezembro de 2020.



A primeira publicação de 2021 é a publicação do desenho de iluminação que fiz para o Festival de Música da Rádio Nacional FM de Brasília realizado pela emissora EBC e transmitida pelo canal Brasil. Um Festival que crio o desenho de luz e cenografia em vídeo a pelo menos 3 anos. Este ano de 2020 com uma pandemia em decorrência da COVID-19, o festival não pode ser apresentado ao vivo com público presente. Não foram realizados ensaios com a banda base e nossos encontros para discutir diversos assuntos desde a ordem das apresentações, até aspectos conceituais de cada artista, se deu de forma virtual.

Juntamente com Carlos Senna idealizador do projeto e o maestro Marcos Farias, organizamos como se apresentaria a banda base (reduzida por conta da pandemia) e a cenografia para a apresentação. Juntamente com os selecionados para a fase final do festival, decidimos como seria a apresentação de cada um, suas necessidades específicas e sua formação no palco no momento da apresentação. Além disso, foram passados todos os procedimentos para execução de cada apresentação mediante os protocolos sanitários vigentes no mês e ano em questão.

Após as apresentações e as anotações das particularidades de cada participante, fiz o desenho de luz em 3D, ferramenta que me ajudou muito na construção dos ambientes de luz e suas dinâmicas.

A seguir o desenho de luz em planta baixa e equipamentos.




Após escutar inúmeras vezes as 12 músicas selecionadas para o Festival, comecei o trabalho de construção do desenho de luz para cada um dos participantes. Em busca da cada informação que me ajudasse a desenvolver o desenho, fiz contato virtual com os artistas (através de WhatsApp) para me nutrir de informações importantes conceitualmente. Além do trabalho de criar o desenho de luz, também realizo a escolha do conteúdo de vídeo que é projetado nas duas telas que ficam no fundo do palco. Neste ano muitos artistas enviaram imagens ou mesmo criaram conteúdos específicos para a apresentação, o que ajudou muito tanto para desenvolver a parte de vídeo quanto para o desenho de luz, pois os vídeos enviados já davam algumas indicações sobre, conceito, cores, climas e ritmo.

Depois de reunir todo o material necessário para iniciar os desenhos das luzes, utilizei a ferramenta de importação do arquivo base desenhado no Vectorworks 2020 para o console de iluminação Grand MA2 em sua versão 3.9. Esse tipo de importação além de levar todas as informações dos refletores utilizados, ainda possibilita a visualização do arquivo no software 3D do console. Assim inicia a jornada de realizar os 12 desenhos de luz para o festival.



Software 3D como ferramenta de visualização da iluminação.

Com a aplicação do desenho em software 3D da Grand MA2 comecei a desenvolver o desenho de luz. Está ferramenta facilitou é muito a criação do desenho de luz, pois além de visualizar os efeitos também deixa pré-programado todas as apresentações. Este software é bem simples porém traz para uma apresentação virtual diversos fatores importantes para o desenvolvimento do desenho de luz como: escolha de materiais e equipamentos de luz, posição dos equipamentos, ângulo, cor, e intensidade do facho luminoso. Importante dizer que este tipo de ferramenta de visualização em 3D permite realizar as diversas escolhas citadas acima, porém sua reprodução neste software não tem muita precisão e o render (Renderização é o processo pelo qual se obtém o produto final de um processamento digital qualquer.) depende de um computador com boa capacidade de vídeo.

A seguir vou apresentar alguns desenhos realizados no 3D e a sua apresentação real.



Desenho de luz em 3D para a música João Ninguém de Mikael Pederiva



Apresentação ao vivo da música João Ninguém de Mikael Pederiva



Desenho de luz em 3D para a música A Onda Que Leva e Traz de Natália Pires



Apresentação ao vivo da música A Onda Que Leva e Traz - Natália Pires



Desenho de luz em 3D para a música Ilha da Madeira de Jenipapo.



Apresentação ao vivo da música Ilha da Madeira de Jenipapo.



Em aspectos gerais a visualização em modo 3D possibilita observar o desempenho da luz e fazer escolhas estéticas a partir de um referencial virtual. Uma ferramenta muito potente para estudos de desenhos de iluminação. Agora, é uma ferramenta somente. É necessário que se entenda os processos que envolvem a criação de um desenho de iluminação, principalmente a parte conceitual do trabalho. Esta ferramenta ajuda a criação no nível técnico, onde podemos realizar testes para visualizar uma idéia de luz. A meu ver ela não é o ponto de partida para o desenho de iluminação e sim o fim, onde após desenvolvidas as idéias e toda a parte conceitual do trabalho do desenho de luz, essa ferramenta de visualização ajuda a aproximar a idéia original de uma visualização virtual. Claro que ao longo do processo de criação da iluminação de um espetáculo podemos utilizar esta ferramenta para testes de luz virtuais que implicariam em gastos da produção sem que se tenha realmente a necessidade de ter estes equipamentos para os ensaios do espetáculo. Outra função muito interessante é o fato que, em alguns casos, pode ajudar na pré-programação das luzes do espetáculo necessitando apenas alguns ajustes no local, otimizando tempo e dinheiro das produções.

No caso específico deste festival que aconteceu em meio a pandemia do COVID-19, essa ferramenta de visualização da iluminação ajudou a apresentar aos participantes as ideias do desenho de luz durante a sua apresentação. Assim cada participante pode alterar o desenho sugerindo clímax, cor, ritmos, e conceitos.

A execução da montagem da iluminação e vídeo ficou a cargo de Edimar ferreira Adir Junior e Julia Ritter. Para este festival utilizamos além do equipamento do teatro da Caixa Cultural de Brasília (Pc 1000w, Fresnel 1000w, PAR 64 1000w, Elipsoidal Hellen 1000w) 4 Spot Giotto 400, 14 bens Sharp, 3 Wash Led Elation impression, 12 Par Led infinit RGBWAU, 1 servidor de mídia, 2 projetores de 7000 ansilumens. Tudo controlado por 1 console Grand MA OnPc e 1 Fader wing Grand MA2.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Search By Tags
Follow Us