top of page

IZA

Por Moisez Vasconcelos



FOTO: Equipe Rock in Rio Lisboa



IZA 2022/2223 - O primeiro desenho de luz no RJ.

O convite para participar da turnê da cantora IZA no ano de 2022, veio através da Camila Tavares com a indicação de Eduardo Cunha. Neste convite estava a participação em 2 grandes festivais. Meu desafio foi preencher uma vaga que apareceu com a saída do antigo iluminador, amigo e uma pessoa muito talentosa. Meu primeiro contato com a banda e com a artista foi um show corporativo em SP. Bastante tenso para mim porque tive pouco tempo para me organizar com a gravação das músicas. Mas neste dia eu encontrei a IZA. Ela foi até o camarim e cumprimentou todos os técnicos, me olhou e disse: Você vai me iluminar. Conto com você!. Bom, este foi o estarte para eu começar a desenvolver uma idéia para o desenho de luz.

Se IZA contava comigo para ser iluminada, eu precisava conhecer bem a obra da artista. E foi buscando estas informações que eu me deparei com algo diferente na maneira de se divulgar e até mesmo lançar um trabalho musical no século XXI. A artista em especial, utiliza as plataformas digitais para lançar cada uma de suas canções, o que traz para cada composição uma estética muito única e bem estruturada visualmente. Diferente de um disco que em um tema e as canções circundam dentro deste argumento, aqui neste caso, a minha impressão é que cada musica pertence e um universo próprio. Mas com uma unidade que personificada na própria artista. Mulher negra, brasileira do século XXI.

O projeto parte da retomada de três eixos. Irradiação, Freqüência e Posição. A irradiação, tem como princípio a escolha dos equipamentos e sua fonte de irradiação. Através da frequência realizamos o estudo das cores. O eixo de Posição é o local exato de cada aparelho no stage.


Fotos do projeto ®moisezvasconcellos (®* todos os direitos reservados)


Timecode


Outra informação importante para a construção deste desenho, é a execução do show ser realizada por Timecode. Ou seja, uma linha de tempo que guia diversos elementos do espetáculo, dentre eles a luz.




O sistema utilizado para programar a luz e operar o timecode foi o console de iluminação Grand MA 2.

Foto: ®moisezvasconcellos (®* todos os direitos reservados)

Dois fatores tem influência direta na apresentação do show ao vivo.

A primeira é a presença expressiva do balé. Estes artistas tem coreografia que dialoga diretamente com a musica e coma artista. Neste caso trabalhamos na terceira dimensão (profundidade do stage) com três níveis de profundidade. 1- IZA, 2 - Balle, 3 - Banda.

A segunda é uma tela de Led que preenche o fundo do palco como uma grande tela de cinema. Este cenário tem como base projetar o conteúdo desenvolvido pela artista ao longo de sua careira. Este conteúdo é organizados ou desenvolvidos por artistas visuais convidados. Iza é formada em Publicidade e Propaganda e era ela quem editava e lançava seus vídeos no início de sua carreira. Portanto a projeto de luz deveria ser bem desenvolvido levando em consideração esta linguagem.


Foto ®moisezvasconcellos (®* todos os direitos reservados)

O desenho atribui a posição dos equipamentos é 95% aéreo, contando apenas com uma bateria de moving head Bean no fundo próximo ao painel de Led.

Porém tanto o teto quanto as laterais tem aturas diferentes, isso também é muito importante para o resultado final do desenho de iluminação.

Para obter maiores nuances na iluminação do ballé, utilizo um canhão seguidor que destaca a cantora e produz mais contraste nas camadas seguintes, baile e banda.


Para finalizar a programação do show eu utilizei o estúdio 3D da empresa Companhia da Luz. Um estúdio que oferece todos os equipamentos necessários além de softwares de última geração, ambiente higienizado e climatizado. Este tipo de ferramenta é de grande serventia para ajustar a programação das luzes, ainda mas importante quando se trata de uma programação de luzes com execução de timecode.

Fotos do projeto ®moisezvasconcellos (®* todos os direitos reservados)



Fotos ®moisezvasconcellos (®* todos os direitos reservados. Na foto do centro da esquerda para direita: Alek, Pedro Ivo, Eduardo Cunha, Moisez Vasconcellos Rock in Rio Lisboa 2022)


Em breve novas fotos!

Featured Posts
Recent Posts
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Search By Tags
Follow Us
bottom of page