Ato – teatro e dança por Mila Petrillo.

Na galeria Acervo do Museu Nacional da República. Foi realizada a exposição da fotógrafa Mila Petrillo. Mila com sua máquina e mente brilhantes registrou por um longo tempo os atores do teatro Brasiliense e Brasileiro. As imagens recuperadas dos negativos são a expressão da técnica e a sensibilidade desta artista.

O Projeto “Ato – teatro e dança por Mila Petrillo”, conta com imagens marcantes das artes cênicas que ganharão vida nas paredes do Museu Nacional em diversos formatos. É uma exposição que retrata a produção cênica de Brasília do período de 1985 até o ano 2000 – espetáculos que, inevitavelmente, refletiam momentos político-sociais intensos no Brasil – pelas lentes de Mila, relembrando algumas das montagens e dos personagens marcantes para a cena de Brasília. Segundo a curadora, Carmem Moretzsohn, as fotos foram cuidadosamente selecionadas e têm como objetivo levar ao público um pouco da emoção expressada por cada artista.

Além da exposição, o projeto também prevê o lançamento de um livro, que acontecerá no dia 15 de maio. O livro contará com muitas das imagens recuperadas e digitalizadas pelo projeto e tem a curadoria de Carmem Moretzsohn e textos do jornalista e escritor Severino Francisco e poderá ser adquirido no lançamento.

O projeto expográfico de Bené Fonteles foi de excelente primor. A escolha dos tons nas pinturas das paredes deixou a sala com uma atmosfera intimista e teatral.

Para a iluminação das fotos, foi escolhida dois tipos de lâmpadas de acordo com a coloração.

Para as fotos em PB foi utilizado uma lâmpada Par 20º, de led, com temperatura cor de 6000k. Esta lâmpada da Philips de 8w se mostrou muito boa com relação ao contraste nas fotos. Porém tem um índice de reprodução de cor bem baixo.

Para as fotos coloridas foi utilizado uma lâmpada Par 30º, halógena, com temperatura cor de 3800k. Esta lâmpada de 70w incandescente tem alto índice de reprodução de cor e se aplica muito bem nas fotos coloridas, ressaltando os diversos pigmentos da foto.

3 Vitrines com acervo de equipamentos e livros, mais 3 cortinas trasnlúcidas, e uma sala com fotos em vídeo também fazem parte da exposição.

Acho importante salientar as diferenças de watagem entre as lâmpadas halôgenas e de Led. 10 lâmpadas halógenas consomem o equivalente a todas as lâmpadas de led.

Projeto expográfico e desenho de LUZ

Featured Posts
Recent Posts
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Search By Tags
Follow Us