Oficina de Iluminação - Módulo 1

Durante o período de 25 a 29 de outubro de 2017 realizei uma oficina de iluminação no teatro Mapati pelo projeto, "A ILUMINAÇÃO CÊNICA NO PROJETO BRASILIA CÊNICA – MAPATI – PROFISSÃO ARTE ESPAÇO CULTURAL MAPATI".

Os alunos puderam ter um conhecimento teórico (através de apresentação de fotos e descrições de livros) onde o ministraste descreveu a trajetória da iluminação cênica que vai dos relatos existentes da Grécia antiga até os dias atuais. Posteriormente a este momento de cronologia, os alunos puderam observar, a evolução dos equipamentos desenvolvidos para a iluminação cênica, através de demonstração pratica e teórica do desenvolvimento da Física (óptica genética) para o avanço das artes cênicas, no desenvolvimento de lentes e aparatos de luz, próprios para o controle da iluminação cênica. Outros assuntos como segurança no trabalho, ferramentas, unidades de medidas, nomenclatura dos aparelhos, descrição dos serviços e o conhecimento das diferentes funções do iluminador no palco, foram abordados durante a oficina, além de outros assuntos presentes nos livros “A máquina dos Deuses” - Ciro Del Nero e “Light Fantastic" - Max Keller.

Todos estes momentos descritos anteriormente fazem parte do momento teórico da oficina que durou os 3 primeiros dias de aula. As aulas aconteceram em uma sala, rodeada de livros de arte. Para este momento o ministraste utilizou uma Tv para apresentar fotos e arquivos de textos para a classe. A demostrarão dos aparelhos de iluminação cênica, também foi realizada nesta sala.

A possibilidade de trabalhar com os alunos durante dois dias na descoberta deste espaço teatral com equipamentos de iluminação, foi muito gratificante ao trabalho. Os alunos puderam perceber na prática do trabalho do iluminador e sua cadeia de serviços, realizando a montagem de um mapa de iluminação do qual todos iriam trabalhar consequentemente. No final da aula, os alunos além de manipular os aparelhos de iluminação, também tiveram noções básicas de afinação de luz, item visto na aula teórica (posicionamento de luzes. “Conceito de iluminação cênica” - Roberto Gil Camargo) preparando o palco para a aula do dia seguinte.






No último dia de aula os alunos realizaram exercícios práticos de operação de luz. O exercício é realizado com todos os presentes mediante a leitura de um trecho de um texto teatral, e em seguida os alunos devem realizar uma luz que identifique a narrativa.











O exercício realizado em três etapas, busca trazer ao entendimento do aluno a importância da dramaturgia e da narrativa (elementos muito frequente nas artes cênicas), que determinam grande parte do trabalho de criação de uma iluminação cênica.





Como ministrante da oficina de iluminação acredito que os cinco dias que passamos falando intensamente sobre iluminação cênica, somado ao resultado das respostas teóricas e os exercícios práticos no teatro, deixam um resultado positivo e de grande serventia para esclarecimentos básicos sobre a iluminação cênica, o ofício do iluminador, e os desafios estéticos desta profissão.



Featured Posts
Recent Posts
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Search By Tags
Follow Us