PATUBATE Ruído Sonoro e Luzemmovimento.


Estou em casa quanto toca o telefone: "Alô! Fred?". E Fred Magalhães, líder do Patubate, desembucha logo do outro lado: "Vamos trabalhar nas olimpíadas! Vamos tocar musicas do Carlinhos Brown. Vai ser incrível!"

E realmente foi. Durante todos os dias, que envolveram desde a pré-produção, ensaios em Brasília, ensaios no Rio de Janeiro, ensaios em São Paulo, até a última apresentação no Parque Olímpico da Barra, no fim dos Jogos Paralímpicos, a soma de experiências me faz hoje um profissional mais gabaritado para eventos internacionais e, acima de tudo, comprova que um novo projeto é um novo desafio! E sempre estamos aprendendo e nos aprimorando em nossas profissões.

O projeto envolvia todos os protocolos de uma produção com patrocinador de marca mundial. Todas as pessoas envolvidas no projeto estavam concentradas em fazer o seu melhor. A cada show ajustávamos a passagem de som e luz com muita paciência.

Patubate e equipe Momentum Patubate e Camerata Bachiana com regência do Maestro João Carlos Martins

Patubate revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016

As performances dos músicos do PATUBATE e dos bailarinos estavam cada dia melhor. Mas um momento esta sempre presente na minha memória: o revezamento da Tocha Paralímpica que percorreu 7 capitais do Brasil, onde a Camerata Bachiana e o Maestro João Carlos Martins tocaram as músicas compostas por Carlinhos Brown com arranjos incríveis! Muito sutil, forte, preciso e sofisticado.

Luz.

A experiência no campo da iluminação, foi a criação e execução da iluminação para todos os Shows do PATUBATE, que, creio eu foram mais de 50, com um único desenho adaptado aos rides disponíveis pela produção. Para estes shows, tínhamos 4 rides de luz. Carreta Palco (Figura 1), Palco Local (que atenderia o mínimo de equipamentos disponíveis na carreta palco. Figura 2.), Palco Coca-coca (figura 3), Palco Parque Olímpico da Barra (figura 4).

Palco Local - Manaus AM.

Palco Carreta - Felling Truck (1)

Palco Local. Manaus AM.(2)

Palco Coca-cola (3)

Palco Barra (4)

Em todos esses palcos executávamos as músicas sempre na mesma ordem com uma trilhas base anexada a um vídeo com a exata duração de 14:04ms (tempo este milimetricamente cronometrado de acordo com cada patrocinador). Este vídeo era dividido em 4 músicas e 3 interlúdios.

Sobre minha responsabilidade, além da execução da luz, também estavam o player do vídeo com a trilha base, e todos os ajustes necessários nas telas de led.

Para facilitar a execução do show, todo o equipamento era meu. Para a luz utilizei uma Avolites Titan Móbile com um computador Dell Inspiron 13 - 7000, e para o player do vídeo utilizei o aplicativo Modul8 com a saída de vídeo HDMI ou DVI (placa de vídeo Intel HD Graphics 4000/ Macbook Pro) e o audio sendo distribuído através de uma placa MáudioPro. 2ch. contada via USB ao mesmo computador. Somente nas Paralimpíadas que utilizei o sistema da grand MA 2 nas versões Full Sise, Light, ultra-ligth, Wing On Pc.

Na maioria dos palcos os equipamentos eram os mesmos, 12 moving lights, 16 bean, 8 led mv, 64 par led, 4 mini brutt, 24 canais de dimmer, variando pouca coisa em quantidade e as marcas dos aparelhos, o que facilitava a adaptação das cenas ao show.

Artnet.

Através deste protocolo de comunicação de computadores em rede, foi possível operar os grandes shows sem necessitar movimentar os cabos DMX fisicamente, apenas conectando um cabo de rede entre a Mesa Master uma Grand MA Full size e meu sistema Avolites Titan Mobile. Claro, tudo isso com a ajuda do parceiro iluminador Sergio Antonio.

Nesta jornada encontrei amigos que gostaria de citar como parceiros de estrada. Todos muito generosos e excelentes profissionais. Sergio Antonio, Lucas Gallardo (este parceiro sempre me orientando com a Avolites Titan), Sigmar Guiga, Mael Scotty, Abilinho, Carlos Henrique, Carlos Eduardo, Eric Mendes, Daniel Ridano, Naldo Bueno, Equipe LPL iluminação, Gil costa Menezes, Luciano Hold, Gustavo e Thiago Sampaio.

Esta experiência em um evento mundial ao lado destas e de outras pessoas tão queridas tornaram este trabalho em um grande aprendizado profissional e de vida. Obrigado a todos!

Featured Posts
Recent Posts
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Search By Tags
Follow Us